terça-feira, 30 de abril de 2013

Arctic Monkeys

Olá galerinha do mal! Firmeza aí?

Bem, a pedidos de uma amiga da escola, estou aqui para falar da banda Arctic Monkeys. Geralmente associado a indie rock, a banda britânica surgiu em 2002. Formada por Alex Turner (vocal e guitarra), Jamie Cook (guitarra base), Nick O'Malley (baixo e vocal de apoio) e Matthew Helders (bateria), a banda alcançou muito sucesso nesses 11 anos de estrada.  Tudo começou quando Turner e  Cook ganharam suas primeiras guitarras no natal de 2001, e então decidiram montar uma banda com os amigos da escola Andy Nicholson (ex baterista) e Helders. A princípio a banda se intitulava de "Bang Bang", mais tarde assumindo o nome de Arctic Monkeys tirado de um grupo no qual o pai de Helders fazia parte nos anos 1970. A popularidade veio com a distribuição das demos nos shows que os caras promoviam. Como a oferta dos CDs eram muito limitadas, o fãs  passaram a disponibilizá-lo na Internet e partir daí, a coisa veio aumentando, aumentando... até que a banda chamou a atenção das rádios e imprensa britânica.
O som da banda mudou muito desde então, assim como o seu visual. Lembro de que os ouvi em 2007 (ainda era uma criança, gente!). A música era Teddy Picker e na real, eu já gostava do grupo porque as músicas enfatizavam aquela coisa dos anos 1980, um rock alternaivo e tals e na época era um novidade e tanta para mim. O cabelo tigela de Alex era engraçado, mas convenhamos que hoje em dia ele está muito melhor com aquele visu tipo Gene Vincent. Voltando ao quesito musical, os Arctic Monkeys acabou dando uma inovada  no som com a chegada de Josh Homme (vocalista do Queen Of Stone Age) no terceiro álbum da banda Humbug. Essa renovada foi de extrema importância para a banda que acabou consolidando e definindo seu estilo musical  que permanece até os dias de hoje.
As influências da banda são várias desde Oasis, The Strokes, Queens Of Stone Age a rap e hip hop.
No início da carreira, o grupo era apontado como amador pelos críticos. Eles afirmavam que a banda era somente 4 adolescentes tentando fazer um som e nada mais... isso deu o que falar, minha gente. Ao meu ver os integrantes da banda, desde o começo, provaram que são verdadeiros músicos com atitude e versatilidade. A prova esta aí, para todo mundo ver. Não é a toa que eles se tornaram o que são hoje. Já fizeram show no Brasil, se lembram? Foi no Lollapalooza de 2012, causando muita euforia no público do festival. Mas e quanto a vocês? O que acham da banda?
Duas músicas para vocês curtirem a tarde:  I Bet  You Look Good On The Dancefloor do álbum de estreia Whatever People Say I am, That's What I'm Not. A segunda é R U Mine, de 2012, sem álbum de lançamento.



XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário