domingo, 28 de abril de 2013

Sepultura

Olá pessoinhas! Firmeza?


As bandas de rock pesado sempre tiveram um grande espaço no meu coração e uma das que estou curtindo bastante nesses últimos anos é o Sepultura. Confesso que conheci esse grupo fodástico somente no Rock In Rio de 2011 e desde então não consigo evitar, parar de escutá-los.
O Sepultura é uma banda de metal surgida nos anos de 1984, fundada pelos irmãos Cavalera de BH, Minas Gerais. A formação original era composta de Paulo Jr. (baixista),  Igor Cavalera (baterista), Max Cavalera ( guitarrista) e Wagner Lamounier (guitarrista e vocalista). Logo em 1985, Wagner sai e Max assume os vocais. Em 1987 entra Andreas Kisser no lugar de Jairo Guedez, estabelecendo assim, a formação clássica que duraria por 10 anos. A separação se daria em 1996, quando Max Cavalera deixaria a banda. A razão de tudo isso? Paulo, Andreas e Igor alegavam na época que Glória Cavalera (esposa do Max e empresária da banda)  estaria dando espaço somente para seu marido, esquecendo-se dos outros  integrantes. A solução drástica viria a seguir: o trio tentava negociar com Glória a opção de que ela somente representasse seu marido, mas a proposta foi negada por Max que se sentiu traído e decidiu abandonar a banda de vez. O jeito foi correr atrás de outro vocalista, e o cara perfeito apareceu pouco tempo depois: Derrick Leon Green, que até hoje assume a sua função com convicção.
Enfim, para todos que já sabem, o Sepultura sempre teve grande repercussão no exterior e não poderia deixar de ter com o novo integrante. Há fãs que prefiram Max Cavelera, outros afirmam que Derrick está fazendo um bom trabalho não deixando nada a desejar no quesito vocal... Eu concordo com o segundo comentário. É claro que Max sempre será sempre reconhecido pela sua performance no Sepultura (admitamos que ele era perfeito, com um vocal intenso e gutural que parecia emergir das trevas), mas convenhamos que se algum dia Max abandonasse a banda, acredito que somente Derrick poderia fazer o trabalho de substituí-lo. Um cara grandalhão como ele, apelidado de o Predador, é na verdade, um homem bem tranquilo, de grande coração e quando sobe no palco, tudo isso e muito mais desaparece com a sua performance. O fato é que, eu conheci a banda com o Derrick Green, não conhecendo os Cavalera, e acho que em ambas as formações o Sepultura ainda se consolida como uma banda que definitivamente revolucionou a  indústria musical do rock, uma vez que não temos muitos brasileiros atuando na cena rock, ainda mais com tanta influência no mundo afora. Seremos gratos eternamente pela sua ajuda, tirando a fachada de que não sabemos cantar em inglês (é claro que os caras têm um inglês excelente além de letras boas, mas nada nos que impeçam de chegar algum dia ao mesmo nível da banda).
Não podemos nos esquecer, que Max Cavalera possui seus projetos paralelos com o Soulfly e Cavalera Conspiracy, que inclui seu irmão Igor Cavalera. E meus caros, a bagagem musical é muito grande hein... de ótima qualidade!
Ah, o baterista do Sepultura agora é Eloy Casagrande, que assumiu as baquetas após a saída amigável de Jean Dolabella  em 2011. O garoto de  apenas 22 anos também atua na banda de apoio de Andre Matos.
Mas e quanto a vocês, Team Max ou Tem Derrick? Pergunta ridícula, certo? Afinal essa banda é demais, pessoal! Nada de discussão agora. 
Vamos de um musicão agora, hein galera... Sempre quando escuto a guitarra de Kisser nessa música, parece que ela veio de outra dimensão... riff poderoso. Refuse/ Resist do álbum Chaos A.D (1993).



I hope you have liked... XOXO



Nenhum comentário:

Postar um comentário