Uma das bandas de punk e hardcore que causaram grande euforia nos anos 1980 foi o Dead Kennedys. Formada em 1978 na cidade de São Francisco, Califórnia, trazia nos vocais Jello Biafra, East Bay Ray na guitarra, Klaus Fluoride no baixo e D.H. Peligro na bateria. A banda foi conhecida por suas letras chocantes, de cunho crítico para com a política e para com assuntos sociais da época. O humor ácido, satírico e negro são marcas registradas do grupo.
Um pouco de história: Em 1979, os Dead Kennedys lançaram a música California Uber Alles, uma crítica direta ao então, governador da Califórnia Jerry Brown. O single até hoje é cantado e lembrado por muitos fãs. Após atingirem o sucesso, o fim estava a caminho. Em 1985, sai o álbum Frankenchrist que mostrava ilustrações dos órgãos sexuais masculino e feminino, gerando grande polêmica na época. Enfim, a polêmica acabou dando num processo criminal que se arrastou por 2 anos da carreira da banda. O álbum teve as cópias apreendidas porque fazia alusão a pornografia a menores. A banda decidiu então entrar em recesso. Em 1986, com mais um álbum fracassado, considerado fraco pelos críticos, os Dead Kennedys se separam definitivamente. Após a separação, outros problemas ainda surgiriam mais tarde. Com o lançamento da coletânea Give Me Convenience Or Give Me Death, Biafra foi processado pelos ex-integrantes do grupo. Eles alegavam que os direitos autorais não tinham sido pagos corretamente e, Biafra acabou perdendo essa batalha legal.
Mas que confusão confusão hein galera... realmente a banda enfrentou uma fase bem complicada da carreira. Hoje em dia, eu não sei por ande a banda anda, mas até 2008 Skip (Ron Greer) assumia os vocais.
Vamos escutar a música California Uber Alles?
I hope you have liked... XOXO
Nenhum comentário:
Postar um comentário